Muitas tradições que remontam os tempos nos quais as mulheres eram donas de casa ou que poucas trabalhavam fora foram deixadas para trás. Outras continuam, mas se adaptaram aos novos tempos para sobreviver. É o caso do enxoval, que antes era feito antes mesmo da futura noiva ter um noivo. Bastava à menina virar moça e as famílias já começavam a confeccionar o enxoval.
Muitas aprendiam a costurar, bordar, tricotar e fazer crochê ainda na escola e antes mesmo de atingir a idade adequada para casar as peças utilizadas na cama, no banheiro e na cozinha já estavam prontas, aguardando o momento para serem utilizadas. Hoje os tempos são outros, as mulheres têm que se dividir em várias funções e dificilmente sabem costurar, o que torna inviável a confecção do seu próprio enxoval.
Para resolver o problema, as noivas de plantão recorrem às lojas e compram suas peças prontas. Também há a possibilidade de encomendar para costureiras especializadas no assunto, como a Angela Maria Pacheco. Angela atua no ramo de confecção há mais de 15 anos e faz enxovais para cama, mesa e banho e peças com temas comemorativos, como a Páscoa e o Natal.
Seu trabalho é reconhecido pela qualidade, beleza e bom gosto. A costureira atende inúmeros pedidos e sempre está inventando coisas novas para agradar suas consumidoras. Para ajudar no negócio, sua filha Verônica Pacheco fez um blog no qual Angela pode divulgar seu trabalho e receber encomendas. É possível ver fotos das peças e conhecer um pouco mais este trabalho artesanal feito com tanto carinho.
Jogos de lençóis completos, toalhas bordadas para o banheiro, toalhas e trilhos de mesa, colchas, mantas, almofadas, panos de prato e luvas térmicas são apenas alguns dos itens que Angela confecciona. Conheça mais sobre o seu trabalho no endereço eletrônico www.enxovaldamamy.blogspot.com
Trabalhos maravilhosos! Posso atestar que são super caprichados e bem feitos! Tudo de bom Ângela, sucesso!
ResponderExcluirÂngela, você faz lençóis bordados também? Estou precisando renovar os meus... [ ]s Neca
ResponderExcluirObrigada Neca pelo carinho e apoio. Sim, faço sim, me diga o que precisa. Só tenho encomendas até o dia 15 de março. Vc pode aguardar?
ResponderExcluir